Cirurgias & Exames

Simpatectomia

Cirurgia para tratamento da hiperidrose localizada. É uma cirurgia simples e rápida (tempo cirúrgico em torno de 1 hora). São feitas duas pequenas incisões (cerca de 1cm) em ambos os lados do tórax. Geralmente requer 1 dia de internação.

Lobectomia
Pulmonar

Cirurgia padrão para o tratamento do câncer de pulmão, onde se retira um lobo completo do pulmão acometido. Pode ser feito através da técnica convencional (aberta, através de uma incisão de cerca de 10-15cm na lateral do tórax), videoassistida (por vídeo, através de pequenas incisões no tórax), roboassistida (técnica utilizando a plataforma de cirurgia robótica). A depender da condição de saúde do paciente, demanda pós-operatório em CTI.

Segmentectomia Pulmonar

Cirurgia para ressecção de um segmento menor do pulmão. Utilizada para biópsia de lesões pulmonares ou para o tratamento do câncer de pulmão. Geralmente realizada através da técnica videoassistida.

Traqueoplastia

Cirurgia padrão para o tratamento dos transtornos da traqueia (tumores ou estenose traqueal). Realizada através de uma incisão transversal no pescoço, de cerca de 5-7cm. Necessário internação em CTI no pós-operatório. Imagem ao lado.

Cirurgia de Nuss

Cirurgia para correção do pectus escavatum (“peito escavado”, “peito de sapateiro”). É realizada por técnica videoassistida, com incisões nas laterais de ambos os lados do tórax, com introdução de uma barra metálica retroesternal. Necessita de tempo de internação de cerca de 3-5 dias.

Cirurgia de Ravitch

 Cirurgia para correção do pectus carinatum (“peito de pombo”). Através de uma incisão na região esternal, é realizada a ressecção das cartilagens defeituosas e realizada a correção do defeito torácico. Necessita de cerca de 3 dias de internação.

Bulectomia

Cirurgia para ressecção de bolhas pulmonares, que são a principal causa de pneumotórax espontâneo. Geralmente é realizada através de técnica videoassistida, com pequenas incisões na lateral do tórax. Necessita de 2-3 dias de internação.

Broncoscopia Flexível

Exame realizado para diagnóstico de transtornos das vias respiratórias e pulmões, através da introdução de um fino aparelho (da espessura de um lápis) pelo nariz. É possível realizar a coleta de secreção dos pulmões e biópsia de lesões no interior dos brônquios. Não é necessário permanecer internado após a realização do exame. É realizado sob sedação.

Broncoscopia Rígida

Exame realizado para controle de sangramento das vias aéreas e retirada de corpos estranhos. Outra finalidade do exame é a realização de dilatação da traquéia em casos de estenose traqueal. É realizado sob anestesia geral, com a introdução de um aparelho rígido pela boca do paciente.